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Abri minha empresa em Porto Velho, e agora o que faço?

Abri minha empresa em Porto Velho, e agora o que faço?

Abrir uma empresa em Porto Velho tem suas partes burocráticas, mas tudo isso já deve ter sido feito por seu contador. Então você não sentiu tanta essa burocracia, a não por ter separado a documentação necessária. Mas, a abertura é só uma parte de todo o processo. Uma vez aberta a empresa, você já deve ter em mãos o CNPJ e o contrato social. Para quem abriu uma MEI já deve ter um documento chamado CCMEI (Certificado de Condição de Microempreendedor Individual), mas para que sua empresa possa abrir as portas totalmente legalizado você precisará do Alvará de Funcionamento somado as licenças relativo sua atividade.

Para algumas atividades não é exigido muitas coisas, para outras são exigidos diversos documentos, então fique atento a quais documentos você precisa para estar operando legalmente sua empresa.

De forma bem genérica há os seguintes ramos de atuação:

· Comércio

· Indústria

· Serviço

Dentro desses ramos há outras categorias classificadas como baixo, médio ou alto risco. Quanto maior o risco, mais documentos são exigidos. Então, se você exerce alguma atividade que é classificada como alto risco, maior será seu processo de legalização.

Mas como classifico esse grau de risco? Para facilitar o entendimento, imagine que se sua atividade tem uma certa responsabilidade profissional da área da saúde é considerado de alto risco. Se você vende alimentos perecíveis, é considerado de alto risco. Se industrializa e nesse processo emite sons, ou para o processo de industrialização há risco industrial, também é considerado de alto risco. Porém, antes de você classificar se tem ou não um certo grau de risco, consulte seu contador de confiança para ajudar nessa classificação.

O bom mesmo é quando é classificado de baixo risco. Em alguns municípios nem alvará sua empresa será obrigada a emitir; aliás, atendemos todo o Brasil e por experiência, cada cidade tem seus critérios e regras referente a esse processo, portanto, não deixe de lado uma boa consulta profissional contábil ou um escritório de contabilidade em Porto Velho.

As licenças que normalmente são exigidas para o funcionamento pleno legal de um estabelecimento são:

· Alvará de funcionamento;

· Alvará de licença do Corpo de Bombeiros;

· Alvará de licença ambiental;

· Alvará de licença sanitária;

Se sua empresa precisará de todos esses documentos ou outros a mais, só analisado a fundo sua forma de atuação e suas atividades exercidas no local.

Sobre o custo de cada processo também é outra pergunta muito recorrente que os nossos clientes fazem. Tudo depende de vários fatores, não é possível aqui neste artigo definir o custo, mas você deve saber que há custos, para alguns processos são baixos para outros não, então um bom planejamento

financeiro no início de tudo é fundamental, portanto não deixe de falar com um contador para lhe auxiliar nas tomadas de decisões iniciais.

O licenciamento do seu estabelecimento é fundamental para que você não tenha problemas futuro com possíveis fiscalizações. Se não se regularizar, o custo com multas e atos inflacionários é muito maior.

Autor: Contador – Eduardo Aranha Rocha